Os Museus do Vaticano são uma das maiores coleções de obras de arte do mundo e, muitas vezes, quando se visita Roma, há poucas horas disponíveis para se dedicar a eles, dada a incrível quantidade de atrações da capital.

Para otimizar o tempo da visita, recomendamos a compra dos ingressos online, que permitirá pular as longas filas.
As 10 atrações imperdíveis dentro dos Museus do Vaticano são: a Capela Sistina, as Salas de Rafael, a Galeria dos Mapas, a Pinacoteca, o Museu Pio-Clementino, o Museu Gregoriano Egípcio, o Pavilhão das Carruagens, o Museu Etnológico, a Coleção de Arte Contemporânea, a Escadaria Helicoidal.

A Capela Sistina

Sem dúvida, a parte mais famosa dos Museus do Vaticano é a Capela Sistina, uma das obras-primas absolutas da arte moderna.
Estão presentes os afrescos de Michelangelo da Criação de Adão e do Juízo Final, além das obras de Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio.

A Criação de Adão, afresco de Michelangelo na Capela Sistina, nos Museus do Vaticano, em Roma

Salas de Rafael

As Salas de Rafael, também conhecidas como Salas Vaticanas, são quatro salas afrescadas pelo grande pintor de Urbino, que as decorou com a ajuda de seus alunos.
A mais famosa é a Sala da Assinatura, onde estão representados os quatro ramos do conhecimento: Teologia, Filosofia, Justiça e Poesia.

A Sala da Assinatura, afrescada por Rafael, nos Museus do Vaticano

A Galeria dos Mapas

Uma das partes mais bonitas e evocativas dos Museus do Vaticano é, sem dúvida, o longo corredor, com 120 metros de comprimento e seis metros de largura, que leva à Capela Sistina, adornada com mapas geográficos.
As paredes da galeria estão cobertas com quarenta mapas de várias regiões italianas, incluindo mapas das principais cidades.

A Galeria de Mapas nos Museus do Vaticano em Roma

A Pinacoteca

Dezoito salas dispostas em ordem cronológica, com pinturas que vão da Idade Média ao 1800, abrigando 460 obras de artistas como Giotto, Leonardo da Vinci, Rafael, Perugino e Caravaggio.

Museu Pio Clementino

Imperdível para os amantes da escultura, é composto por 12 salas com esculturas da época grega e romana. Entre elas, pode-se admirar a cópia romana de uma estátua grega em bronze, obra de Lísipo, considerada a primeira escultura em redondo da arte grega.
No Pátio Octogonal, entre as estátuas mais conhecidas que você pode admirar, estão o Apolo do Belvedere e o famoso Grupo de Laocoonte.

Museu Gregoriano Egípcio

Nove salas que reúnem monumentos e artefatos do antigo Egito, provenientes de Roma e da Villa Adriana (Tivoli). As últimas três salas abrigam obras da antiga Mesopotâmia e da Assíria.

O Pavilhão das Carruagens

Para os apaixonados por veículos históricos, no Apartamento Papal do Palácio Apostólico de Latrão, em uma seção separada do Museu Histórico, está o Pavilhão das Carruagens.
Aqui são conservadas selas, carruagens, automóveis e liteiras utilizadas por diversos pontífices.

O Pavilhão das Carruagens nos Museus do Vaticano em Roma

Museu Etnológico

Dentro do Museu Etnológico, há uma coleção muito variada, com cerca de 80.000 objetos, desde artefatos pré-históricos provenientes de todo o mundo e datados de mais de dois milhões de anos atrás, até presentes oferecidos ao atual Pontífice.

Coleção de Arte Contemporânea

Nove salas com mais de 8.000 obras, incluindo pinturas, esculturas e gráficos, de nomes importantes como Van Gogh, De Chirico, Chagall, Bacon, Capogrossi, Carrà, Manzù, Fontana, Burri e Matisse.

Escadaria Helicoidal

No final do percurso do museu encontra-se a espetacular escadaria em espiral dupla helicoidal. Foi projetada em 1932 por Giuseppe Momo, e sua peculiaridade é não permitir que quem desce encontre quem sobe, e vice-versa.

As escadas helicoidais em espiral dupla nos Museus do Vaticano em Roma

Reserve sua visita